sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ètica




Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.

Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.

Ela tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa.A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.

Realmente os termos “ética” e “moral” são muito confundidos. Aristóteles tinha designado suas investigações teórico-morais - então denominadas como “éticas” - “sobre as propriedades do caráter”, porque a apresentação das propriedades do caráter, boas e más (das assim chamadas virtudes e vícios) era uma parte integrante essencial destas investigações. A procedência do termo “ética”, portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por “ética”. No latim o termo grego éthicos foi então traduzido por moralis. Mores significa: usos e costumes. Isto novamente não corresponde, nem à nossa compreensão de ética, nem de moral. Além disso, ocorre aqui um erro de tradução. Pois na ética aristotélica não apenas ocorre o termo éthos (com 'e' longo), que significa propriedade de caráter, mas também o termo éthos (com 'e' curto) que significa costume, e é para este segundo termo que serve a tradução latina.

Kierkegaard e Foucault diziam que a ética grega é uma estética, ou uma poética, preocupando-se com a arte de viver, com a elaboração de uma vida bela e boa.

No meu ponto de vista ética existe desde as sociedades humanas antigas e talvez até não humanas talvez como nossos parentes mais próximos(como chimpanzés e primatas) apesar de muitos acharem que isso é apenas para nós . mas o que seira ética afinal? Ètica é uma série de idéias , regras e maneiras de pensar que servem de guia as pessoas, dizendo como nós devemos agir(filosofia moral).



Um comentário:

Unknown disse...

Gostei como eles abordaram a ética, não estavam muito preocupados em falar por que ética é atua, mas preferiram usar quase todo o espaço para transmitir de uma forma pouco profunda e bem clara, a origem do pensamento ético e o que é ética. Foi realmente diferente dos outros blogs que se preocuparam muito em falar como a ética atua, mas não se preocupam em deixar claro o que é ética, assim excluindo a possibilidade de uma leitura para leigos e deixam o resto do texto inútil.
E sobre a pergunta se os chipanzés tem uma forma de ética acho totalmente errado pois chimpanzés não tem sentimentos tão aprimorados como os humanos e nunca podendo chegar a felicidade plena que é a intenção da ética.