sexta-feira, 4 de abril de 2008

Filosofia


A filosofia modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigaçao, analise , discusão, formação e
reflexão de ideias
(ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade. Essas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos cria o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências". Podemos resumir que a filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), razão(lógica), demostração e verdade.Filosofia é o que diferencia nos dos outros animais, a curiosidade, a vontade, a inteligencia.Todos os animais tem um tipo de percepeção, eles sabem diferenciar um ser vivo de um ser inanimado.O homem passa do limite.Alem de saber o que é cada ser, ele tenta ler eles.talvez filosofia seja nossa maior conquista, a filosofia é o homem.
O que sera que os filosofos achavam o que era filosofia?
Rene Descartes dizia que significava o estudo da sabedoria.
Thomas Hobbes dizia que é o conhecimente casual e a utilizaçao desse para o benefício do homem.
Immanuel Kant a filosofia relaciona tudo com a sabedoria, mas através da ciencia.
Existem tantas definições, talvez todas estejam certas, talvez todas estejam erradas.Isso é filosofia...

Um comentário:

hh disse...

O blog tem textos sussintos e mais resumidos do que os outros. Apesar de usar poucas palavras consegue abordar bem o tema.


Guilherme Puntschart